Depois das chegadas das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 para crianças, cidades da Região de Jundiaí anunciaram que vão começar a imunizar o público a partir de segunda-feira (17). As prefeituras de Itupeva e Louveira confirmaram a informação.
Em Itupeva a Secretaria de Saúde recebeu as primeiras doses da vacina pediátrica da Pfizer, que será aplicada em crianças de 5 a 11 anos. A imunização será segunda (17), terça (18) e quarta (19), no Ginásio Municipal de Esportes, e as agendas já estão liberadas.
Neste primeiro momento serão vacinadas crianças com comorbidades ou deficiência, com agendamento. A secretária de Saúde Luciane Alves da Cunha reforça a importância da vacinação. “Estamos vivendo um novo momento e com internações pediátricas. Por isso é tão importante que os pais e responsáveis levem as crianças para a imunização”, disse.
Por enquanto serão liberadas 300 vagas, sendo 100 em cada dia. É necessário apresentar laudo médico ou receita, comprovando a situação. Após a aplicação da vacina, a criança ficará em observação por 20 minutos no local.
O pré-cadastro para vacinação desse público foi liberado e deve ser feito no Site do Governo do Estado, no link www.vacinaja.sp.gov.br.
Louveira
Já a Prefeitura de Louveira informou que a imunização será feita em duas unidades de Saúde. Na UBS Vice-prefeito João Alceu Dias (21 de Março), no Jardim 21 de Março, e UBS Carlos Antônio dos Santos (PAS), no bairro Santo Antônio. Não é preciso realizar agendamento.
Na 21 de Março o atendimento será das 8h30 às 12h. Já na PAS, a imunização acontece das 8h30 às 15h.
Os pais ou responsáveis devem comparecer a um dos locais (veja endereços abaixo), portando um documento oficial da criança que contenha o número do CPF. Antes de se dirigir aos postos de vacinação, é imprescindível realizar o pré-cadastro da criança no Vacina Já (CLIQUE AQUI para acessar).
Caso o menor não seja levado pelos pais, é preciso apresentar o Termo de Assentimento assinado (CLIQUE AQUI para baixar). Os responsáveis também deverão comprovar a comorbidade com a apresentação de carta médica, prescrição de medicamento ou exame que comprove o diagnóstico.
Veja a lista de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde:
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas
- Próteses e implantes cardíacos
- Talassemia
- Síndrome de Down
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
- HIV
LEIA TAMBÉM
Indígena de 8 anos é a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em São Paulo