
Na última sexta-feira (14), foi publicado na Imprensa Oficial da Prefeitura de Jundiaí, o Decreto Municipal nº 30.845, que divulga as novas restrições sanitárias no município. O objetivo é evitar a contaminação e disseminação, tanto da Covid-19, quanto da H3N2.
Desta vez, entretanto, não haverá restrições ou fechamentos das atividades econômicas, nem religiosas. “Por conta do crescimento dos casos de síndrome gripal e Covid-19, é importante relembrar a população sobre os cuidados mínimos e individuais que favorecem o coletivo. Sempre vale trazer à luz as recomendações para que a população esteja atenta seja colaborativa. OU seja, não é o momento de aglomeração e de grandes eventos. São orientações para evitar que o sistema de saúde pública seja impactado com a alta de internações. Mas, também, para evitar prejuízos para os pacientes que aguardam vaga no hospital para fazer cirurgias eletivas”, lembra o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos.
A Nota Técnica da DVS, de Jundiaí, reforça as recomendações sanitárias já existentes. Entre elas a adoção de medidas de segurança. O uso obrigatório de máscara de proteção facial e a higienização de ambientes. A nota segue as orientações do Governo do Estado, que estabelece a limitação de 70% da capacidade para eventos de médio e de 60% para os de grande porte.
“A nota traz também quais são os pontos para descarte da máscara, com lixeiras com tampa e dispositivo de abertura e fechamento sem uso das mãos”, comenta Maryssael.
LOCAIS EXCLISIVOS DE ATENDIMENTOS
A Prefeitura de Jundiaí disponibilizou quatro Unidades Sentinelas voltadas para atender exclusivamente casos de síndrome gripal. Além deles, há a UPA Vetor Oeste e do PA Hortolândia. Já o PA Retiro passou a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais com horário estendido até as 22 horas.
LEIA TAMBÉM
Fundação de Jundiaí abre inscrições para oficinas educativas