Dezoito pessoas morrem após fortes chuvas no Estado de São Paulo
Em Várzea Paulista, uma família inteira faleceu
O governador João Doria (PSDB) confirmou neste domingo (30) que 18 pessoas morreram após as fortes chuvas que caíram em vários pontos do Estado de São Paulo. Além dos deslizamentos de terra, também ocorreram transbordamentos de rios e alagamentos.
A situação mais grave aconteceu em Várzea Paulista, onde cinco pessoas de uma mesma família morreu soterrada após deslizamento de terra no Jaridm Promeca.
Já em Embu das Artes, três pessoas que eram da mesma família morreram. A casa oonde viviam foi soterrada durante a madrugada. A Guarda Civil Municipal de Embu das Artes informou que as vítimas são uma mulher de 45 anos, e dois filhos – um de 4 anos e outro de 21 anos. Outras quatro pessoas de 14, 16, 19 e 20 anos que viviam no imóvel conseguiram escapar com a ajuda de vizinhos.
O deslizamento, ocorrido na rua Jatobá no Jardim Pinheirinho, atingiu duas residências. Uma das casas estava vazia e na outra as vítimas fatais. O Corpo de Bombeiros foi até o local com 13 veículos para fazer o atendimento e a retirada dos corpos.
Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes afirmou que a fatalidade aconteceu por causa do “excesso de chuva e o rompimento de uma fossa.” Segundo a Prefeitura, a área do deslizamento “é uma área particular, consolidada há 20 anos. A casa onde houve as vítimas já tinha 15 anos de construção.”
Foram interditadas 16 casas no local, mas algumas famílias insistem em retornar ao local de risco, de acordo com a Prefeitura. A Defesa Civil faz o trabalho para tentar impedir o retorno.
Outros pontos
Em Franco da Rocha, a prefeitura informou que as equipes estão mobilizadas no resgate de vítimas de um deslizamento de terra na Rua São Carlos, no Parque Paulista, que fica na divisa com Francisco Morato. Três pessoas morreram no local. Sete pessoas foram resgatadas com vida, mas uma morreu no local.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros usaram botes para resgatar moradores na manhã deste domingo (30), em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Devido às fortes chuvas que atingiram a região, o Ribeirão Eusébio e o Rio Juquery transbordaram, deixando a área central da cidade alagada.
Além disso, um deslizamento de grandes proporções atingiu três casas no bairro Parque Paulista, em Francisco Morato, por volta das 7h deste domingo (30). Foram resgatadas cinco vítimas com vida, que foram encaminhadas para o hospital Estadual Lacaz, de acordo com a Prefeitura.
O prefeito de Franco da Rocha, Nivaldo da Silva Santos informou que “foram mais de 115 milímetros de água, isso contribuiu para o deslizamento”. O chefe do Executivo ainda informou que conversou com o governador João Doria, que se prontificou a enviar suporte à cidade.
Além do envio, Doria sobrevoará a região nesta tarde junto do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil, Alexandre Monclús Romanek, e do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
LEIA TAMBÉM