Geral

Especialista dá dicas para construir uma marca pessoal nas redes sociais

Uma marca pessoal é quase como a corporativa. Só que em vez de anunciar um produto ou serviço, você divulga a si mesmo.

Em meio ao turbilhão de informações diárias na internet, ter um nome que ganhe o status de marca a ser lembrada auxilia, definitivamente, na ascensão profissional. A especialista em marketing de influência digital Aline Bak compartilha boas estratégias de para uma boa construção pessoal nas redes sociais.

Uma marca pessoal é quase como a corporativa. Só que em vez de anunciar um produto ou serviço, você divulga a si mesmo. Não importa se você é um empreendedor, profissional liberal ou palestrante, por exemplo. Em todos esses casos, é possível construir sua marca e, assim, conquistar autoridade e aprimorar o seu negócio.

“Construir uma marca pessoal significa expor ao mundo quem você realmente é e tudo aquilo que representa em determinado segmento”, destaca a especialista. “É sobre influenciar a percepção das pessoas sobre você mesmo e estabelecer sua credibilidade e reputação, como especialista”, completa.

Ou seja, se estiver disposto a dedicar tempo e esforço corretamente, você poderá se tornar uma marca que conquista seus potenciais clientes com facilidade. Acima de tudo, será gratificante converter seu nome em top of mind, naquele assunto. Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar nesse processo:

Defina suas áreas de especialização.

Seja sua marca pessoal ou comercial nas redes sociais. Você precisa mostrar o que representa e como as pessoas devem reconhecê-lo. Afinal, todo mundo é especialista em alguma coisa. “Inclua, portanto, seus interesses e habilidades em todas as descrições nos perfis de mídia social. Eles servirão como palavras-chave que vão ajudar seu nome a aparecer em resultados de pesquisa relevantes quando alguém buscar por estas informações.

Seja onipresente

É importante ter uma forte presença na web. Idealmente, você deve ter um blog pessoal e uma conta em cada uma das principais plataformas digitais que se encaixem na natureza do seu negócio, como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e LinkedIn. Além disso, também deve ter um canal no YouTube, caso decida criar conteúdo de vídeo.

Invista em postagens envolventes e humanizadas.

Criar conteúdo atraente significa adotar uma abordagem criativa para os tipos de atualizações que você compartilha com sua rede. Não tenha medo de falar sobre suas próprias conquistas ou adicionar fatos interessantes sobre sua vida pessoal (por exemplo, viagens e hobbies). Lembre-se: a mídia social é sobre indivíduos em primeiro lugar.

Mantenha uma imagem consistente nas redes sociais

Ter uma personalidade bem definida é importante. Da mesma forma que uma empresa precisa definir previamente sua missão, visão e valores. Se, por exemplo, um comentarista político decidir mudar radicalmente de partido de repente, sem dúvida, vai perder muitos fãs da noite para o dia. Do mesmo modo, você também deve permanecer coerente com suas ideias e com as formas de apresentá-las. “Isso vai tornar sua pessoa memorável e confiável”, diz Aline. “Além disso, você pode arranhar uma reputação impecável, se um de seus perfis divulgar conteúdos que não correspondam à voz da sua marca”.

Seja genuíno nas redes sociais

Criar conteúdo autêntico vão ajudar você a estabelecer uma conexão mais profunda com seu público, incentivando a fidelidade à sua marca. “Inclusive postagens que prezam pela originalidade, normalmente, têm maior engajamento. Antes de tudo, as pessoas são seres emocionais. Ao combinar imagens impactantes com legendas autênticas, você certamente se destacará e se tornará uma pessoa memorável”, diz a especialista.

LEIA TAMBÉM

Artigo: Só não gosta de ler, quem não encontrou o livro certo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios