De forma virtual está previsto para acontecer no dia 31 de março, um mutirão online para a renegociação de dívidas. A iniciativa é da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), da Febraban (Federação Nacional dos Bancos) e conta com o apoio da PROCONSBRASIL. O evento será executado pelo Procon de Jundiaí.
A Chefe do Procon Jundiaí, Gabriela Glinternik, esclarece que “a renegociação será exclusivamente por meio da plataforma Consumidor.gov.br.” Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma, criar login e senha. Em seguida, ele deve buscar o nome do banco, informar a dívida e manifestar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de dez dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor clicar AQUI ou baixar o app no seu celular. Poderão ser negociadas as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis por exemplo.
LEIA TAMBÉM