
Dizem que a prevenção da saúde começa pela boca. Por isso, a atenção deve ser redobrada com a saúde bucal. Em Jundiaí, os servidores que atuam no atendimento odontológico na rede pública, receberam uma capacitação para o atendimento às gestantes e para o exame preventivo.
A iniciativa foi feita porque a partir desta segunda-feira (11) tem início a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, com a intensificação dos exames de prevenção ao Câncer Bucal, durante a Campanha de Imunização contra a Influenza.
A Prefeitura de Jundiaí informa que a ação será conjunta com a Casa Civil, por meio do NAPP (Núcleo de Articulação de Políticas Públicas), e com as unidades de gestão de Inclusão e Desenvolvimento Social, Educação e Agronegócio. A ação também conta com os trabalhos do assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida. Serão também repetidas as ações realizadas em 2019, visitando empresas ligadas aos serviços públicos e eventos promovidos pelo agronegócio.
“Nesta sexta, unimos dois assuntos importantes relacionados ao cuidado odontológico”, explica a cirurgiã dentista e assessora técnica Luciane Yurika Koga Usami. “Durante o pré-Natal, é essencial o cuidado odontológico para o desenvolvimento do bebê e qualidade de vida das mamães.” De acordo com Luciane, toda a rede de Jundiaí oferece atendimento odontológico às gestantes, em qualquer período. Basta procurar a unidade de referência.
Além disso, foi apresentado no evento o livro “Diagnóstico Bucal em Tecidos Moles”, de Nathália Caroline de Souza Lima e Rogério da Silva Jorge, que será disponibilizado para acesso público no site da Prefeitura Municipal de Jundiaí.
Atendimentos em 2021
Em 2021, mesmo em meio às restrições da pandemia, a equipe de saúde bucal de Jundiaí realizou 5699 exames. Os exames ocorreram entre pacientes que foram atendidos nas unidades básicas de saúde, organizações sociais (Cáritas, Almater e Bom Pastor), Residências Terapêuticas de saúde mental, Instituições de Longa Permanência de Idosos (13 unidades visitadas), agronegócios (46 propriedades visitadas), grupos do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista e durante o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe.
Já em relação as lesões identificadas, 173 não apresentaram risco de evolução para malignidade. No entanto, 32 casos tiveram potencial de malignidade, 11 casos positivos. Mas dois deles foram a óbito.
Para receber o exame bucal inicial, basta que o usuário procure pela sua unidade básica de saúde de referência e comunique que gostaria de fazer o exame preventivo para o câncer bucal.
LEIA TAMBÉM
Trabalhadores de Saúde de Jundiaí podem ser vacinados contr a gripe e o sarampo