
O sábado (9) foi de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza e também de prevenção contra o câncer de boca na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Anhangabaú, em Jundiaí. Os idosos receberam a quarta dose contra o coronavírus e também foram protegidos contra a gripe. Além disso, para o público em geral, foi feita a campanha de prevenção ao câncer de boca, com a realização de exame preventivo.
O câncer bucal é o 5º mais comum entre homens, principalmente acima dos 40 anos. “Os casos mais comuns são de homens fumantes de longa data e a melhor forma de prevenção é parar de fumar. Esse grupo deve ficar atento em caso de lesões na boca que demorem mais do que 15 dias para cicatrizar. Muitas vezes elas são indolores, mas mesmo assim é necessário procurar uma orientação médica”, explica a odontologista Cristiane Henriques.
Apesar da importância, a especialista relatou baixa procura pelo exame preventivo. “As pessoas estão preocupadas com a COVID-19 e acabam se esquecendo de outras doenças que também podem se manifestar de maneira grave”, completa.
Grande procura
Durante a manhã, a UBS Anhangabaú registrou grande movimento para a vacinação dos idosos com mais de 60 anos, que puderam se vacinar tanto contra a COVID-19 quanto contra a Influenza. Como no caso de Solange Laszlo, de 66 anos. “Aproveitei para tomar ambas as vacinas, principalmente para me proteger dessas novas variantes da gripe e da COVID-19 que têm aparecido”, relata.
Além da UBS Anhangabaú, houve vacinação contra influenza e COVID-19 no Salão Paroquial Sagrado Coração de Jesus e UBS Novo Horizonte. Ao longo da semana, serão disponibilizados polos de aplicação sem agendamento para pessoas com 65 anos ou mais. Confira o local mais próximo de sua residência na página Calendário de Vacinação, no site da Prefeitura de Jundiaí.
A Prefeitura de Jundiaí também realizou, neste sábado (9), a vacinação contra Influenza (gripe) para trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e alunos dos cursos das áreas de saúde que estão fazendo estágio, e Campanha Nacional de Vacinação dos Trabalhadores de Saúde contra o Sarampo. O atendimento aconteceu na UBS Rio Branco, no período da manhã. Ao longo da semana, a aplicação segue em pontos determinados.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí ultrapassa a marca de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas