Saiba como descartar o lixo eletrônico de forma correta
O descarte incorreto do lixo eletrônico pode ocasionar contaminação no solo
É bem provável que você tenha em alguma gaveta algum acúmulo de lixo eletrônico, ou seja, celular velho, fone de ouvido quebrado, carregadores, pilhas entre outros. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pelo (Cetem) centro de Tecnologia Mineral, revelou que 85% dos entrevistados guardavam algum tipo de equipamento em casa.
Atualmente com mais de 1,7 mil pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para pilhas e baterias em todo Brasil. Os coletores, porém, ficam localizados em comércios e áreas de grandes movimentos. Grandes empresas de celulares e notebooks, também tem programa de descarte.
Como é feito esse processo de reciclagem
Além disso, o descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente. No entanto, as pilhas, por exemplo, podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Contudo, essas, substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, ou seja, não se decompõe, podendo contaminar o solo.
Práticas podem ajudar a aumentar a vida útil das pilhas
Uma delas é nunca guardá-las em locais expostos ao calor e à umidade. Isso evita o vazamento de seu conteúdo. Além disso, é preferível a utilização de pilhas e baterias recarregáveis, pois têm maior durabilidade. É importante também retirar as pilhas do equipamento se ele for permanecer muito tempo sem uso.
Procure um posto de coleta de lixo eletrônico, próximo a sua residência e faça o descarte corretamente.
LEIA TAMBÉM: Incêndio destrói galpão de reciclagem