JundiaíSaúde

Especialista indica cuidados com chocolate para as crianças

Excesso do doce pode causar problemas e prejudicar a alimentação saudável

Com a chegada da Páscoa, o aumento no consumo de chocolate cresce consideravelmente, sobretudo pelas crianças, ávidas pelos ovos recebidos nesta data. Entretanto, o consumo exagerado do doce pelos pequenos pode causar problemas, como alerta a nutricionista Bárbara Pinheiro Possani, supervisora do serviço de nutrição e dietética, do Hospital Universitário de Jundiaí.

“Evite o chocolate ao leite e os chocolates brancos, pois esses podem ter um maior teor de açúcar e gordura. Prefira sempre chocolate amargo ou meio amargo com maior teor de cacau”, sugere a especialista.

É preciso ter alguns cuidados para que o consumo excessivo do chocolate não acabe com a festa e termine no hospital. “Quando a criança ganha muitos chocolates é preciso utilizar o equilíbrio, continuar com a alimentação saudável e se a criança já introduziu chocolate em sua alimentação, ofertar uma pequena quantidade por semana. Cabe ressaltar que até os seis meses, deve-se manter aleitamento exclusivo. Para crianças com menos de dois anos, não é recomendado ingestão desse tipo de alimento”, explicou a nutricionista.

Chocolate é gostoso e o cacau faz bem ao coração, porém, comer demais tem efeitos negativos. “O chocolate em excesso pode trazer malefícios, pode ocorrer problemas gastrointestinais como vômito e diarreia, e ao longo prazo essa criança pode desenvolver sobrepeso, obesidade e até outros problemas de saúde”, comentou Barbara.

Também é importante dizer que o excesso de açúcar e gordura presentes no doce, causa cáries, colesterol e triglicérides alto. Cuidando dos pequenos e mantendo parcimônia, a dica é aproveitar a Páscoa e festejar com a família.

LEIA TAMBÉM

Itupeva inicia cronograma de dedetização nos bairros

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios