
Surgiu a denúncia de tentativa de golpe que ocorria dentro do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí. Segundo familiares, uma quadrilha tem exigido pagamentos para a realização de exames oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo uma mulher que preferiu não se identificar, ela recebeu a ligação de uma pessoa que se passou pelo médico do HSV, dizendo ser o responsável pelo paciente da familiar. Os detalhes do diagnóstico foram passados e alegou que o paciente teria que passar por um procedimento que não é arcado pelo SUS. Para isso, uma UTI móvel seria disponibilizada.
No entanto, a mulher suspeitou e descobriu que tudo não passava de um golpe. Por isso faz o alerta para que os parentes de pacientes não atendam a ligação suspeita e não aceite a proposta de pagamento.
Resposta
O Hospital São Vicente de Paulo informou, por meio de nota, que o atendimento é feito de maneira gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as premissas. Dessa forma, não há qualquer cobrança para nenhum procedimento, exame e cirurgia de pacientes que utilizam os serviços da unidade. Além disso, não há contatos telefônicos e considera estes atos de maneira criminosa.
Ainda segundo o comunicado, “o Hospital São Vicente de Paulo reforça que nenhum depósito ou transferência deve ser efetuada em contas bancárias informadas por meio de ligações telefônicas. A ação é identificada como criminosa e praticada por golpistas que utilizam de forma infratora o nome da institutição, explorando a vulnerabilidad das situações vivenciadas pelos enfermos e seus acompanhantes”.
O HSV alerta que em caso de ligações ou contatos exigindo a cobrança de qualquer atendimento é necessário primeiro entrar em contato direto com a instituição. Além disso, a Polícia Civil também deve entrar em contato e fazer a denúncia.
LEIA TAMBÉM
Ladrões são presos após furtarem oficina em Campo Limpo Paulista