
O médico do Hospital Santa Elisa, de Jundiaí, Álvaro Ianhez foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado pela morte e transplante ilegal de órgãos do menino Paulo Veronesi Pavesi, de 10 anos. A criança caiu do 10º andar de um prédio onde estava, na cidade de Poços de Caldas, em abril de 2000.
A criança foi socorrida e encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia, da cidade mineira. Segundo o Ministério Público, ele ainda não havia tido morte cerebral, quando a equipe de Álvaro Ianhez retirou quatro órgãos de seu corpo e realizou transplantes considerados ilegais, furando a fila da Central de Doações.
Nesta terça-feira (19), o caso foi julgado em Belo Horizonte. O Tribunal do Júri condenou o médico. Outras duas pessoas da equipe de Álvaro foram condenadas a 25 anos de cadeia. Um outro médico foi absolvido.
A Justiça de Minas Gerais emitiu ordem de prisão para Álvaro. Segundo a Delegacia Seccional de Polícia Civil, de São Paulo, até a noite desta terça-feira, o mandado não havia chegado.
A defesa do médico disse que tentará reverter a prisão, e vai recorrer da sentença. O Hospital Santa Elisa, em comunicado, informou que afastou Álvaro de suas funções. Ele atuava no Pronto Socorro e como clínico-geral.
LEIA TAMBÉM
Feriado: Sistema Anhanguera-Bandeirantes deve receber mais de 800 mil veículos