
A cidade de Jundiaí acaba de receber o segundo Prêmio InovaCidade, realizado pelo Instituto Smart City Business América. O projeto “Teleinterconsulta, na área da Saúde, foi o grande destaque do município na premiação. Ele foi apresentado como “estratégia para ampliar acesso às especialidades médicas e qualificar a Atenção Primária de Jundiaí”.
O Teleinterconsulta está em uso na rede de Saúde de Jundiaí desde o segundo semestre de 2021. Ele foi responsável pela redução de até 50% na fila de espera de algumas especialidades. O prêmio, de abrangência nacional, contou com 96 inscritos e 24 selecionados.
Esse é o segundo prêmio promovido pelo instituto em que a Jundiaí tem projeto de Saúde contemplado. O anterior, em 2019, foi a Clínica da Família Este projeto, por sua vez, melhorou o tempo de espera para o atendimento em até 70%.
“A Saúde de Jundiaí avança na qualidade e na oferta de serviços para a população. Jundiaí segue o caminho de ser uma cidade inteligente. E a Saúde também é contemplada com a implantação de tecnologia para facilitar o acesso da população. Com a teleinterconsulta não há necessidade de deslocamentos do território para ser atendido por especialista. O atendimento é realizado numa parceria entre o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) do paciente e o especialista, de maneira remota”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).
Redução das filas de espera
O projeto foi implantado com as especialidades de neurologia e cardiologia como forma de alcançar maior resolutividade na Atenção Primária de Saúde. O objetivo era reduzir as filas de espera geradas pela pandemia. Atualmente, além dessas, o projeto agrega outras especialidades: Psiquiatria, Urologia e Nefrologia. “A teleinconsulta chega para ofertar cuidados aos usuários que se encontravam em filas de espera para especialidades médicas. Além disso, oferece acesso, em tempo oportuno, a exames e tratamentos adequados, mitigando a possibilidade de agravos. Foi possível identificar a redução de até 57% na fila de espera de atendimento para neurologia e de cardiologia em 27%, na comparação realizada no primeiro semestre de uso”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Essa modalidade de atendimento agiliza acesso a exames complementares, incluindo os de alta complexidade, que o usuário só teria acesso quando estivesse na atenção especializada, o que geraria um tempo de espera maior e burocratização no processo. A agilidade do modelo de teleinterconsulta conta com o apoio do telediagnóstico de eletrocardiograma. Desta forma, todas as UBSs e Clínica da Família oferecem o exame com análise (laudo) em menos de 30 minutos para os usuários, sem a necessidade de deslocamento do bairro.
“Os investimentos realizados pela gestão para colocar Jundiaí no caminho da inovação e da entrega de serviços de excelência para a população já rendem frutos e reconhecimento nacional. Esta é a segunda vez que as ações focadas no uso da tecnologia e humanização do atendimento em Saúde recebem o Prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business América. A cidade está no caminho certo”, resume o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.
LEIA TAMBÉM