Os bairros de Louveira vem recebendo uma operação de limpeza para combater a dengue e limpar os focos de transmissão do mosquito Aedes aegypti. Ao todo foram retiradas 145 toneladas de resíduos durante os trabalhos.
A campanha teve início no dia 31 de março com o objetivo de alertar os moradores sobre cuidados que devem ser tomados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A ação contou com mutirão de limpeza das ruas, cata-treco e a distribuição de panfletos em 11 bairros da cidade.
Balanço
De acordo com a Prefeitura ede Louveira, a primeira semana de limpeza ocorreu no Parque Brasil, Jardim Esmeralda, Belo Horizonte, São Francisco e Cristo. Ao todo, 70 toneladas de lixo foram recolhidas. Já na segunda semana, os bairros Colinas de São José, Jardim Juliana e Ana Maria passaram por limpeza que resultou em 20 toneladas colhidas.
Nas semanas seguintes, os trabalhos se concentraram na Colina da Bela Vista (20 toneladas) e na quarta semana, os bairros Cavalli, Terra da Uva e Jardim Amazonas tiveram 35 toneladas de resíduos removidos.
O cronograma com os próximos locais será definido de acordo com o cenário epidemiológico de cada região.
O mutirão
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizam o corte de mato, poda de árvores, varrição manual, pintura de guias, limpeza de bueiros, manutenção de estradas de terra e a retirada de resíduos.
Além disso, o mutirão conta ainda com participação das equipes das secretarias de Saúde e Gestão Ambiental. São feitas as visitas as casas para orientar os moradores sobre o descarte correto de resíduos.
Os resíduos são destinados a uma área de transbordo e posteriormente enviados para um aterro sanitário em Paulínia.
A Prefeitura de Louveira ressalta que a população também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 9h às 17h.
LEIA TAMBÉM
Prazo de validade das vacinas Pfizer tem ampliação aprovada pela Anvisa