Saúde

Ômicron BA.2 é a atual responsável por 84% dos casos de Covid-19 no Brasil

Nas últimas duas semanas, a testagem positiva subiu de 6,2% para 11,7%

A Covid-19 aos poucos vem sendo controlada no Brasil, mas os casos continuam em alto patamar. Segundo a  pesquisa nacional divulgada pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a subvariante da ômicron BA.2 foi identificada em 84,3% dos testes positivos.

De acordo com a pesquisa, essa linhagem do novo coronavírus, mais transmissível que a BA.1, teve os primeiros casos registrados no país em fevereiro. Agora, depois de uma análise de mais de 70.267 testes positivos para o SARS-CoV-2, a sublinhagem foi identificada em 122 municípios de 13 estados.

As amostras, coletadas pelos laboratórios Dasa e DB Molecular, revelaram também que, após o relaxamento das medidas sanitárias de proteção contra a Covid no Brasil, o percentual de testes positivos saltou de 6,2% para 11,7% em duas semanas.

A “ômicron silenciosa”, como também é conhecida a BA.2, aumentou ainda a positividade de testes de uma maneira diferente de acordo com as faixas etárias analisadas e os estados. Em Minas Gerais, por exemplo, o índice passou de 6% para 14%. Já em São Paulo o salto foi de 7% para 11%.

Idade dos pacientes

Em relação a idade dos pacientes, segundo o ITpS, com exceção das crianças de 0 a 9 anos e dos adultos de 20 a 29 anos, todos os outros grupos observaram aumentos importantes na taxa de testes.

Somente entre os idosos de mais de 80 anos a positividade saltou de 3% em 16 de abril para 12% na última semana analisada (veja no gráfico acima).

“Nossas análises apontam que a covid-19 no Brasil é hoje causada principalmente pela Ômicron BA.2. É importante pontuar, porém, que outros vírus estão em circulação. O VSR [Vírus Sincicial Respiratório], por exemplo, causa hoje grande parte das infecções respiratórias em crianças'”, disse o instituto, numa rede social.

Testes de farmácia

A média diária de testes de farmácia positivos para Covid-19 também saltou de 7,28% na última semana de março para 9,65% na segunda semana de abril. Os dados são de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Segundo os indicadores, dos mais de 72 mil testes realizados até a última semana de março, cerca de 5.291 resultaram em casos positivos. Já na segunda semana de abril, 5.677 casos positivos foram registrados (de um total de mais de 58 mil testes).

LEIA TAMBÉM

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios