Prazo para participar do Programa Cultivo Protegido de Jundiaí vai até 13 de maio
Os produtores rurais da cidade poderão participar do programa
Os produtores rurais de Jundiaí podem contar com o Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido, que oferece políticas públicas ao trabalhador. Contudo, para participar, é bom correr contra o tempo, já que o prazo das inscrições vai até 13 de maio.
De acordo com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí, o programa oferta subsídio para a proteção de produções com telas antigranizo, anti pássaro e filme agrícola (plásticos para estufas) usado na proteção das culturas.
“Considerando os danos causados por granizo e mais recentemente por pássaros como maritacas, Jundiaí agiu rápido. A cidade é a primeira do Brasil a oferecer um programa de subsídio para aquisição de telas e plásticos no cultivo de frutas e hortaliças”, explica o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
O cultivo em ambiente protegido reduz os riscos de perdas na produção. Dessa forma, evita o impacto de episódios climáticos como excesso de chuva, granizo, geada, baixas temperaturas e ainda protege do ataque de pássaros em épocas de colheita. Isto não tem cobertura de seguro. Essa proteção garante melhoria na qualidade final do produto ofertado ao consumidor.
Outros benefícios
Além das produções de frutas, o programa também atende os agricultores que têm horta e cultivam hortaliças. “Essa é uma grande novidade para os produtores de hortaliças, que não conseguem fazer o seguro agrícola. Uma nova garantia que pode evitar a perda de uma produção toda”, comenta a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.
Os interessados podem se inscrever até 13 de maio. Para participar é preciso apresentar os documentos: cópias do RG e CPF (pessoa física), cópia do CNPJ, RG e CPF dos responsáveis (pessoa jurídica), cópia simples da nota fiscal em nome do produtor rural, referente à compra dos revestimentos para a cobertura das estruturas. Também é necessária a matrícula atualizada de até 180 dias (6 meses) do ato da inscrição, cópia do comprovante de residência, certidões negativas de débito dos tributos federais, estaduais e municipais. Além disso, também deve levar a cópia do comprovante de conta bancária em nome do produtor.
O valor máximo subsidiado é de até R$ 3 mil por propriedade comprovadamente produtora de frutas e hortaliças e com área produtiva estabelecida em Jundiaí. Contudo, desde que apresentada a nota fiscal da compra do revestimento.
Os documentos para a inscrição podem ser enviados para o e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br ou apresentados diretamente na Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, que fica no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9 às 17 horas. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872/8692.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Louveira começa o Cadastro Social para a regularização de imóveis