Economia

Franquias do Brasil devem movimentar mais de R$ 200 bilhões, diz ABF

O setor de beleza, estética e da saúde são os carros chefes desta alta

A aposta de muitos empresários é de investir em franquias pelo Brasil. E pelo segundo ano consecutivo o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com elevação de 10,5% das vendas. Na pandemia, a busca pelo bem-estar aumentou a procura por procedimentos estéticos, substituindo as viagens e outras atividades sociais restritas nesse período, segundo Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro (ABF). Agora a estimativa é de que haja uma movimentação superior de R$ 200 bilhões.

A rede de estética Ad Clinic nasceu em 2014 na sobreloja de um salão em Curitiba, no Paraná e hoje já está presente em nove estados brasileiros. Para fortalecer a profissionalização de sua gestão e governança, a Ad Clinic acaba de selar uma parceria com a Fundação Dom Cabral. A entidade é considerada a melhor escola de negócios da América Latina e a 9ª melhor do mundo (Ranking Financial Times).

Créditos: Divulgação/AD Clinic

A franquia passou a integrar o Programa Parceiros para Excelência (PAEX), uma poderosa rede com 800 empresas no Brasil, Portugal e Paraguai, para apoiar a profissionalização das empresas. Além disso, mais de 2000 empresas de médio porte já passaram pelo programa.

O aprimoramento de processos e operações agora conta com o suporte da Cherto, a primeira consultoria especializada em Franchising do Brasil, do advogado Marcelo Cherto. Ele é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e que ajudou a redigir a lei que regulamenta todo o setor de franquias.

Mais investimentos

A Ad Clinic anunciou também a contratação de um novo executivo. Leonardo Barros assume a gestão das áreas de Operações, Expansão, Implantação, Arquitetura e Marketing. Como Chief Operating Officer (COO), Leonardo estará à frente de grandes desafios em um momento de crescimento rápido da companhia. Para ele, o pós-pandêmico trará novas formas de se relacionar e atender ao consumidor. Com um background construído em empresas de varejo e franchising, o executivo, que teve atuações de destaque em empresas como Goodwear, Bobs, Just Fit e Via Laser, poderá levar a Ad Clinic para novos patamares no nível de serviços.

A contratação de Anna Sophia Carminati como nova diretora de Marketing demonstra que os planos de incorporar maior representatividade feminina na Ad Clinic estão a todo vapor. A executiva, que possui passagens por diversas empresas do varejo e franchising, entre elas Giraffas e Al Saraiva, possui uma longa lista de feitos, como digitalização do Trade Marketing das marcas Habib’s e Ragazzo, licenciamentos e campanhas de vasta abrangência.

Na Diretoria de Marketing, Anna traz junto de seu time a velocidade e organização que a companhia precisará para se adequar ao novo momento de consumo. Anna ficará à frente das células de Branding, Trade, Ativação, Digital, SAC, Relacionamento com o Franqueado, Planejamento, P&D e Gestão da House de Criação e Agências.

Judicial

Para assumir as demandas da área jurídica, a marca passa a contar com a advocacia de Alexandre David Advogados (ADA). Ela é especializada no setor de franquias. O Sócio fundador, Alexandre David, possui experiência de mais de 20 anos no segmento empresarial e de franchising.

Em seu currículo, traz histórias de sucesso. Entre elas, a formatação e expansão da rede franqueada Fisk e PBF (escolas de idiomas), com mais de mil unidades franqueadas. Além disso, promove a formatação e gerenciamento da rede franqueada 5ÀSEC (lavanderia). A empresa tem mais de 430 unidades franqueadas, Mestrado em Direito pela FGV/SP e livros publicados com temas do setor. “É mais um passo para contribuir para o crescimento sustentável da nossa rede”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

Mulheres com deficiência contarão com curso de empreendedorismo em Itupeva

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios