O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) se destaca por ser uma das melhores do Estado no auxílio de combate a criminalidade. Como recompensa, a corporação recebeu um título internacional de “Cão de Acompanhamento”, pela Confederação Brasileira de Cinofilia.
O evento ocorreu na cidade de Araçoiaba da Serra e contou com diversos outros canis policiais. Os cães Logan, Black, Hammer, Gold e Sadan tiveram qualificações avaliadas como “excelentes”.
“Quando aprovado, o cão recebe o título de “BH”, abreviação de “BegleiteHund”, que significa “Cão de Acompanhamento” ou “Cão Acompanhante” . Trata-se de um título internacional, reconhecido em todos os países pertencentes à ”FCI – Fédération Cinologique Internationale”, comenta o subinspetor e chefe de equipe do Canil da GM, Daniel da Silva.
Daniel explica ainda que esta prova foi criada para avaliar o grau de socialização e obediência básica de um cão, visando seu convívio com as pessoas, animais e situações dos ambientes urbanos em que vivemos hoje. “Um cão aprovado no “BH” se mostra apto a conviver entre pessoas, outros cães e situações cotidianas de forma sociável e segura, sem causar problemas em locais públicos”, detalha.
A prova foi dividida em duas partes, o de obediência no campo e de obediência e comportamento no trânsito. Participaram das provas, os guardas Edwin, M. Silva, De Souza, Júlio César e Gildomar. Além disso, o adestrador Marçal Bonança e o subinspetor Daniel da Silva.
Destaque
Com cerca de 20 cães treinados e saudáveis, o Canil da GM possui além de cães farejadores de armas e drogas, cão. É pelo o faro de pessoas desaparecidas e ainda cães que realizam trabalhos sociais como visitas em hospitais e escolas.
LEIA TAMBÉM
Homem reage a assalto e mata bandido em Campo Limpo Paulista