GeralSaúde

Excesso de telas prejudica a saúde dos olhos

No Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum grau de dificuldade visual

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 285 milhões de pessoas com incapacidade visual em todo o mundo, dos quais, entre 60% e 80% dos casos podem ser evitados e tratados.
No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com a algum grau de dificuldade visual.

Com a pandemia o uso excessivo das telas levou muitas pessoas aos consultórios oftalmológicos. A alta exposição as telas afetam o sistema visual de forma mais complexa levando a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).

A médica oftalmologista, Cybelle Guimarães, alerta que é preciso estipular tempo para exposição as telas. Se a pessoa trabalha mais de oito horas diante de um computador é preciso parar algumas vezes para descansar a vista. Agora quem utiliza óculos, ela alerta sobre a importância da lente com proteção para telas.

Estima-se que até 90% dos usuários de telas por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionado à SVRC.

A médica faz algumas recomendações que podem ajudar a evitar o desenvolvimento precoce de diversas doenças relacionadas à visão:

• Faça pausas de 5 a 10 minutos por hora, preferencialmente olhando para o horizonte.
• Use um colírio hidratante de 2 a 4 vezes por dia.
• Atente-se à regra dos 20-20-20. Ou seja, a cada 20 minutos, faça uma pausa e fixe o olhar a uma distância de 20 pés (ou 6 m) por 20 segundos.
• Existem dispositivos eletrônicos que possuem um recurso denominado “Nightshift”, um filtro que impede a emissão da luz azul de forma nativa e deve ser utilizado à noite.

VEJA TAMBÉM: Forma grave de covid-19 pode afetar os olhos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios