Entenda como aposentado que trabalha pode sacar FGTS

Caso trabalhe com carteira assinada, o aposentado tem o direito de sacar FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço depositado todo mês pelo patrão.
O número de aposentados que continuam no mercado de trabalho tem crescido nos últimos anos.![]()
No fim de junho havia 32,24 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, desse total, 7,08 milhões ainda trabalhavam, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O saque mensal pode ser feito quando o trabalhador se aposenta e continua a trabalhar na mesma empresa. A partir do momento da aposentadoria, todos os meses o empregado terá direito a retirar os depósitos na conta do FGTS.
Caso o aposentado troque de emprego, só terá direito ao saque do FGTS ao fim do contrato de trabalho, como ocorre com os demais trabalhadores.
Saque-aniversário
Também é possível aderir ao saque-aniversário e retirar uma parte do saldo todos os anos, no mês do aniversário. Ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, ele deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. Apenas o pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido.
Direitos e deveres
Ao se aposentar, o trabalhador do setor privado não precisa pedir demissão nem informar o empregador sobre a aposentadoria.
Em relação ao fim do contrato de trabalho, o aposentado que for demitido tem o mesmo tratamento que os demais trabalhadores. Ele receberá aviso prévio e, em caso de demissão sem justa causa, terá direito à multa de 40% em cima do saldo na conta do fundo e, caso não tenha aderido ao saque-aniversário, aos depósitos feitos pela empresa durante a vigência do contrato.
Leia mais



