Em um ano, mais de 5 mil teleinterconsultas são realizadas na rede municipal de saúde
Além de cardiologia e neurologia, atualmente, são ofertadas teleinterconsultas nas especialidades urologia, nefrologia e psiquiatria. Ao todo, serão 13 especialidades médicas disponíveis para Atenção Básica

A implantação da teleinterconsulta em Jundiaí completa um ano com cerca de 5 mil consultas realizadas, uma média de 400 por mês. Hoje, o tempo de espera para as especialidades médicas cardiologia e neurologia, nesta modalidade, reduziu em até 30 dias. Para garantir mais esse serviço à população, o investimento é de cerca de R$ 200 mil por mês.
O serviço está disponível nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que foram estruturadas com equipamentos e habilitadas no uso da tecnologia. Por meio da plataforma digital, o médico da UBS conversa com o médico especialista na presença do paciente e, através da videochamada, discutem e trocam informações para a resolução do caso. A ferramenta também facilita a solicitação de exames.
“Eu passei por consulta com a clínica geral, que fez o encaminhamento para o cardiologista. Achei que ia demorar, mas em poucas semanas, me chamaram. Eu estava bem receosa, porque ia ser pelo computador. Mas a médica da UBS ficou comigo e a cardiologista me atendeu muito bem. Eu nem imaginava que seria assim. Eu gostei muito. Agora, farei os exames para o retorno”, avalia a dona de casa Paula Maria Salin, usuária da UBS Retiro.
Premiação
O modelo adotado por Jundiaí recebeu em maio o prêmio Inovacidade, durante a abertura do Smart City Business Congress America 2022, em São Paulo.
“A saúde é uma área com desafios diários. A partir de planejamento, estamos implantando novos serviços, adequando estruturas e ofertando atendimento humanizado, eficiente, com acessibilidade e resolutivo na porta de casa da população. Essa nova tecnologia nos trouxe bons resultados e mostra que estamos no rumo certo”, comenta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
VEJA TAMBÉM: Com baixa adesão, Ministério da Saúde prorroga Campanha Nacional de Vacinação