Gambá resgatado em Louveira é devolvido à natureza
Animal foi encontrado ferido em uma área urbana da cidade e foi tratado na Mata Ciliar

Um gambá da espécie orelha-branca foi devolvido à natureza após passar por tratamento conjunto envolvendo a Prefeitura de Louveira junto com a Associação Mata Ciliar. Ele foi devolvido à natureza em uma área de mata preservada na cidade.
Segundo o município, a ação faz parte das atividades desenvolvidas com o objetivo de preservar a biodiversidade. O gambá foi resgatado em outubro de 2021, ainda filhote. Após passar por um período de reabilitação na Associação Mata Ciliar, foi devolvido para a natureza.
A estação da primavera, que inicia em 22 de setembro, é o período de maior reprodução de animais silvestres. A frequência com que os gambás e outros animais apareçam nas regiões da cidade pode aumentar.
Caso encontre um gambá dentro de casa, a Secretaria de Gestão Ambiental de Louveira orienta:
- Jamais tente pegar o animal, ele pode morder caso se sinta ameaçado;
- Caso você tenha cão e/ou gato, prenda-os para que eles não tentem atacar o gambá. A proximidade entre animais silvestres e domésticos pode acarretar a transmissão de doenças;
- Se gambá esteja machucado, ou você encontre a mãe morta com os filhotes vivos no marsúpio, entre em contato com a Guarda Municipal e relate as informações com detalhes;
- Caso você encontre o gambá aparentemente bem de saúde, não se preocupe. Essa espécie tem hábitos noturnos, aguarda até o anoitecer, pois ele deverá ir embora. Nesse caso, não esqueça de manter preso os animais domésticos.
- Para evitar ou diminuir a ocorrência de gambás em áreas urbanas, tampe as latas de lixo e não deixe a ração dos animais domésticos exposta durante a noite. Lembre-se, os gambás tem há´bitos noturnos, então se o avistar em uma árvore ou no seu quintal durante o dia, é muito provável que ele vá embora sozinho noite.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Helicóptero que transportava políticos cai em Minas Gerais