Saúde

Ambiente mal iluminado prejudica saúde ocular

Dia Mundial da Visão alerta para cuidados com os olhos

Considerado o mês mundial da visão, outubro traz o tema saúde ocular à tona para chamar a atenção da população para os cuidados que é preciso ter com os olhos. Dia 13 de outubro é o Dia Mundial da Visão e os dados são realmente alarmantes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma a cada cinco pessoas entre 18 a 24 anos nunca foram ao oftalmologista (21%) e 10% fizeram a consulta uma única vez na vida.

Ainda de acordo com o instituto, apenas 25% da população só procura o oftalmologista quando sente algum desconforto nos olhos.

Usar óculos apenas com prescrição de um especialista, usar óculos de proteção para alguns tipos de serviço, usar óculos de sol, manter a higiene do olho, piscar com mais frequência para descansar a vista, não ficar muito tempo na frente de telas (celulares, computadores, televisões e tablets) e, no caso das mulheres, não ficar muito tempo com a maquiagem, são apenas algumas delas.

​Mas, além de tudo isso, outro cuidado que contribui para se ter uma boa saúde ocular é conviver com uma iluminação de qualidade.

“Quando vamos fazer um projeto de iluminação, consideramos duas questões específicas em relação à visão:  o ofuscamento e o contraste. “, explica a naturopata e especialista em projetos de iluminação saudável, Adriana Tedesco, do Studio Guido Projetos de Iluminação Integrativa.

O ofuscamento nada mais é do que o brilho que as lâmpadas emitem. Já o contraste, são os focos e feixes de luz muito fechados, que nos fazem perceber nitidamente onde há luz e onde há sombra.

Leia mais

Procedimento trata o excesso de pele e flacidez da região dos olhos

Excesso de telas prejudica a saúde dos olhos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios