Fizeram empréstimo no meu nome? Saiba o que fazer
Entenda o que fazer ao ser vítima de um golpe e como se prevenir
Assim como em qualquer crime, a primeira alternativa quando você recebe a notícia que um empréstimo consignado foi realizado em seu nome, e sem o seu consentimento é fazer um boletim de ocorrência. Embora a ideia de um consignado ser aberto, descontado do seu pagamento mensal, pareça ser um absurdo. Isso pode acontecer.
Mas afinal, o que é empréstimo consignado e, por que isso acontece?
Esse tipo de empréstimo tem o valor descontado em folhas de pagamento ou aposentadoria. Destinado exclusivamente para quem é aposentado, pensionista, servidor público, militar das forças armadas, empresas privadas e assalariados.
Como citado anteriormente, ir a Polícia no momento em que o golpe acontece é a melhor iniciativa. Informe o máximo de detalhes possíveis no momento da ocorrência.
Lembrando que esse tipo de ocorrência também pode ser feito pela internet.
Após isso, leve a cópia da sua ocorrência, junto com seus documentos pessoais, ao credor avisando que fizeram um empréstimo em seu nome. Depois de tudo é preciso ter paciência, a análise com credor ou banco pode levar de uma a duas semanas.
Fique atento ao golpe
É comum que os criminosos se apossem dos seus documentos, utilizando em golpes financeiros. Por isso, não entregue seus documentos, senhas a um desconhecido. Por último é importante saber que em caso de perca ou roubo, vá à delegacia e registre um boletim de ocorrência.
VEJA TAMBÉM: Comerciantes sobrem golpes da troca de moedas