
O tratamento oncológico em crianças e adolescentes nunca é uma tarefa fácil. Mas para dar mais leveza e alegria, o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, inovou. Máscaras de Homem Aranha, Pantera Negra, Elsa e Hulk estão entre os confeccionados.
De acordo com o HSV, a iniciativa, que foi criada em 2017 pelos próprios técnicos de radiologia do hospital, busca personalizar máscaras termoplásticas para ajudar as crianças durante o atendimento.
A técnica de radiologia Camila Ferreira Souto Silva, explica que há um protocolo diferenciado quando o hospital recebe pacientes infantis e o objetivo é dar um tratamento mais colorido. “A primeira coisa que perguntamos é que personagem ela gosta para que o tratamento não assuste”, conta.
A última personalização feita pela equipe foi uma máscara da Elsa, da animação “Frozen: Uma Aventura Congelante”, para a paciente Lúcia Bezerra, de 7 anos, que iniciou a primeira de 17 sessões de radioterapia contra o Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer sanguíneo. O acessório foi feito com linha de crochê e até o penteado da princesa foi recriado.
Sobre o processo de personalização, Camila explica que cada um da equipe se movimenta para fazer. No caso da Elsa, ela se juntou com a irmã e um colega. “Pintei a máscara com um tom de rosa bebê para desenhar a cabeça e o pescoço. Meu colega de trabalho deu a ideia de comprar um cabelo falso, com linha. Os olhos e a boca nós imprimimos uma foto da internet no papel de foto e colamos com dupla face. Minha irmã cuidou dos acabamentos finais.”
LEIA TAMBÉM
Confira o trailer do sétimo filme da franquia Transformers: O Despertar das Feras