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O Desafio dos Empreendedores em tempos de crise

A rede de restaurantes Takai, especializada em comida oriental e japonesa, se posicionou e segue se reinventando

Quando perguntamos a uma criança: O que você quer ser quando crescer? Dificilmente
ouviremos como resposta, que ela quer ser empresária ou empreendedora. E mesmo por volta
dos 18 anos, quando precisamos escolher e optar por uma universidade: Nunca ouvi alguém
falar que estava estudando para ser empresário.

No entanto, muitos se tornam. E junto, chega uma centena de desafios – que nunca havia sido
ensinado por ninguém. Como a capacidade de negociação, comunicação e liderança! Traços
essenciais para os empreendedores.

Os dados não são inspiradores… De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham
em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Os dados mostram que 25%
dos empreendedores brasileiros que fecharam suas empresas apontaram a falta de gestão como
um dos motivos principais para a falência.

O que podemos aprender com quem acertou, e aos 36 anos é um dos empreendedores que se
destaca na cidade de Jundiaí? Engenheiro por formação, Jeferson Oliveira, é o proprietário do
Restaurante Takai – especializado em comida oriental e japonesa.

Com sua primeira unidade
inaugurada em 2019, em 2022
abriu sua segunda filial em uma das
ruas mais conhecidas de Jundiaí, a
Rua do Retiro. E hoje, com obras
aceleradas e em fase final, se
preparam para a grande
inauguração da sua terceira
unidade: Takai Maxi Shopping
Jundiaí, que é um dos mais antigos
e tradicionais shoppings da região.

Quando abriu sua primeira unidade, Jeferson não podia imaginar que além do desafio de
qualquer negócio, o maior ainda estava por vir. Surpreendidos pela chegada da pandemia em
nosso país, a prosperidade da marca Takai ganhou mais relevância ainda quando se olha o
caminho percorrido até aqui.

Mais de 1,4 milhão de negócios encerraram as atividades em 2021 no país, e cerca de 90% das
empresas que fecharam as portas são de pequeno e médio porte. Má gestão e impacto da
pandemia são as principais causas.
“As portas se fecharam definitivamente para pouco mais de 1,4 milhão de empresas brasileiras
em 2021. Os dados do painel “Mapa de Empresas”, do Ministério da Economia, apontam que,
do total, 92% eram pequenos negócios.”

Essa informação, do portal Terra, nos mostra um cenário onde olhar para quem conseguiu sobreviver e segue prosperando – pode ser inspirador e trazer novas idéias para o seu negócio ou
a sua gestão.

Sabemos que lidar com o público envolve uma séries de ações combinadas, tudo precisa funcionar
e ter seu padrão de qualidade. Para isso, investiram rapidamente em:
– ações de automatização de pedidos online
– expressiva atuação nas redes sociais
– descontos para quem já é cliente Takai
– disparo de mensagens para grupo em linha de transmissão

Assessorados por parceiros competentes, novamente, após a Crise da pandemia ser contornada
(mas ainda não superada, afinal nunca sabemos quando poderá voltar), estamos novamente em
um momento de atenção. Onde, no período de janeiro a junho deste ano as empresas que
afirmaram ter decretado falência já chegam a 830 mil. Quase 200 mil a mais se comparado ao
mesmo período do ano passado, conforme o levantamento do governo.

“Custo, tempo e eficiência são
tidos atualmente como as
principais preocupações em
relação a gestão da Rede nos dias
atuais”

Ou seja? O que fazer para manter nosso Negócio prosperando?
Se existissem fórmulas ou mágica… Mas não existe, o que temos
são técnicas e cases de Sucesso.

A rede Takai, se posicionou e segue se reinventando. Quer saber
como?
– Investimento em Treinamento de pessoal.
– Dedicação em acompanhar os indicativos com uma assessoria
financeira
– Posicionamento nas redes sociais consolidado e em crescente
constante
– Criação de Campanhas, além do calendário promocional
– – Fidelização de Cientes

Estratégia que vale a pena comentar, aconteceu nos últimos meses – com foco em alavancar as
vendas nos dias onde o faturamento podia melhorar, lançaram a “Terça & Quarta no Takai
Container). Colocando valor promocional no Rodízio Premium (de R$118,90 por R$98,90), o que
fidelizou ainda mais os clientes, e trouxe o resultado esperado.

Para o empresário, os desafios não param. Segundo ele é preciso se adaptar as oscilações do
mercado, inseguranças políticas e econômicas, nunca desistir e acima de tudo: estar cercado de
bons profissionais.

O cliente hoje, quer ser bem atendido, pagar pouco e receber qualidade. E a concorrência não
para de crescer, se destacar e será sempre esta corrida, por isso, muito importante saber inspirar
quem corre ao nosso lado. Funcionários, fornecedores, parceiros e amigos!

Empreender é para os fortes, certamente. Determinação para 2023, que todos tenham
prosperidade nos negócios, e acreditem que empreender, pode sim se tornar um case de
Sucesso! Foco em gestão, inovação e olhar estratégico.

Você pode estar lendo sobre a sua empresa amanhã!
Acredite e persista.
Tatiana Leão – Diretora de Atendimento na Tabgha Comunicação & Consultora de Marketing estratégico

 

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