Jundiaí

Chuvas causam preocupação com Leptospirose em Jundiaí

A doença é infecciosa e causada pela leptospira, bactéria encontrada na urina de roedores e de outros animais como porco, cavalo e cachorro

As fortes chuvas que caem no estado de São Paulo estão causando preocupação em relação a Leptospirose em Jundiaí.

A doença é infecciosa e causada pela leptospirose, bactéria encontrada na urina de roedores e de outros animais como porco, cavalo e cachorro.

Ana Lúcia de Castro Silva, biomédica da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) explica.

“Esse é um período em que os riscos aumentam. As pessoas devem evitar as áreas alagadas ou enlameadas. A contaminação ocorre a partir da penetração da bactéria na pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas. Se o contato for inevitável, a recomendação é permanecer o menor tempo possível nessas áreas. É fundamental utilizar sempre botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos para proteção de braços e pernas, e não deixar que crianças nadem ou brinquem na água ou na lama”

Em casos em que a água invade as residências, a orientação é lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas. Recomenda-se retirar a lama e, após a lavagem com água e sabão, aplicar água sanitária por 30 minutos nos cômodos da casa. Também é necessário jogar fora medicamentos e alimentos que tenham entrado em contato com a lama ou a água de enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados em recipientes como garrafa pet, caixa de leite, embalagens, etc.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são: febre, calafrios, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas panturrilhas), cansaço, fraqueza, falta de apetite, náuseas e vômitos. O diagnóstico é feito por meio de exame laboratorial, dependendo da fase da doença.

Leia mais

Jundiaí registra ocorrências com as chuvas

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios