Economia

Preço do gás natural é reduzido em 11% pela Petrobras

Atualização nas distribuidoras chega em fevereiro

Comprar gás virou um desafio e tanto na vida dos brasileiros, em razão do preço. Mas uma boa notícia aos consumidores pode estar perto. Nesta terça-feira (10) a Petrobras informou que vai atualizar o valor do gás natural. O preço de venda para as distribuidoras vai cair, em média, 11,1% por metro cúbico. A queda, no entanto, será válida a partir do dia 1º de fevereiro, conforme prevê os contratos de distribuição por dutos.

De acordo com a estatal, a redução é em relação ao valor praticado no trimestre entre novembro a janeiro. Os contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

“Durante esse período, o petróleo teve queda de 11,9%; e o câmbio teve depreciação de 0,2% [isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 0,2%]. Houve ainda, conforme previsto nos contratos celebrados no final de 2021 e com vigência de 01/01/2022 a 31/12/2025, redução na fórmula de precificação que passou de 16,75% do Brent para 14,40% do Brent”, justificou a empresa.

Preço final

A redução no preço para as distribuidoras, contudo, não significa repasse imediato para o consumidor final. Segundo a Petrobras, o preço final do gás natural depende também do portfólio de suprimento de cada distribuidora, das margens das empresas e dos postos de revenda, além dos tributos federais e estaduais.

As tarifas ao consumidor também dependem de aprovação pelas agências reguladoras estaduais.

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro é internado em Hospital dos Estados Unidos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios