Ação SocialCajamarObras

Cajamar promove uma série de medidas após fortes chuvas

Além de obras, prefeitura vai distribuir auxílio às vítimas

Cajamar foi uma das cidades que mais sofreram com as fortes chuvas desta semana. Alagamentos, quedas de árvores e famílias desabrigadas foram as ocorrências constatadas. Por isso a Prefeitura de Cajamar anunciou nessa quinta-feira (19), uma série de medidas de proteção e também auxílio às famílias afetadas.

De acordo com a administração, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, anunciou o início de 11 obras emergências de contenção de enchentes. Os trabalhos serão executados nos bairros que apresentam áreas de risco e tiveram residências alagadas com as últimas chuvas

Para a realização das obras, as equipes da prefeitura efetuaram um levantamento e identificou os bairros mais afetados, são eles: Cajamar Centro, Água Fria, Cimiga, Acampamento Florim, Vila União, Olaria e Ponunduva. “Estamos há três anos trabalhando para acabar com os alagamentos em Cajamar e muitos pontos já foram solucionados, porém, desta vez foi um grande volume de água em pouco tempo e acabou invadindo algumas residências. Mas agora já fizemos um novo cronograma de obras e vamos atender todos os bairros prejudicados”, afirmou o prefeito Danilo Joan.

As intervenções incluem a expansão do tanque de retardo na Vila União, onde também será construído um muro de contenção e uma nova instalação de rede de drenagem para aumentar a capacidade de condução do fluxo de água na Rua Francisco Caetano de Moraes (antiga Rua Um). No bairro Olaria, terá início essa semana as obras de drenagem e contenção das ruas Coleirinhas e Colibris, em seguida, também será executada a ampliação da rede de drenagem no bairro Cimiga. No Acampamento Florim as equipes já iniciaram um estudo de macrodrenagem para estabelecer as obras e acabar com as enchentes no bairro.

Ação social

Além das obras de prevenção, após as chuvas dos últimos dias, a administração municipal está executando um trabalho em conjunto entre a Defesa Civil e as Secretarias de Desenvolvimento Social; Mobilidade e Desenvolvimento Urbano; e Infraestrutura e Serviços públicos, prestando assistência e fazendo o cadastramento de todas as famílias afetadas.

O auxílio será de um a 12 salários mínimos e será destinado para as pessoas vítimas de enchentes e demais desastres naturais. Os valores serão usados para reparos de moradias e empreendimentos comerciais.

O Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Raul Lopes, ressaltou que as obras já estão sendo executadas, priorizando as áreas de maior risco. “Nós identificamos os pontos mais urgentes da cidade que sofrem com alagamentos e já estamos intervindo para que os danos sejam minimizados o quanto antes”, afirmou o secretário.

LEIA TAMBÉM

IBGE: desemprego recua para 8,1% no trimestre encerrado em novembro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios