CidadesCulturaGastronomiaSaúde

São Paulo completa 469 anos: Grandiosa, a 5° cidade mais cara da América Latina, ainda oferece desigualdade

Cultura, lazer e gastronomia são destaques na metrópole

Um brinde a São Paulo, nesta quarta-feira (25), a cidade completa 469 anos. A capital que chama atenção pela sua grandeza também aponta diante das ruas a sua desigualdade; uma cidade de extremos, mas mesmo com muito a melhorar ela cativa quem a conhece.

Uma cidade turística, segundo dados do Observatório do Turismo e Eventos da prefeitura de São Paulo, a cidade atrai mais de 15 milhões de turistas, sendo quase 20% estrangeiros.

Cultura, lazer e gastronomia são destaque

A cultura está por toda cidade, suas ruas e monumentos contam sua história, como o bairro da Liberdade, Centro, Avenida Paulista, além dos museus e casas de cultura. Algumas como: Pinacoteca, Museu da Lingua Portuguesa, Museu do Futebol, MASP, Museu da Bolsa de Valores, oferecem uma vez por semana, entrada gratuita.

O verde existe no meio do cinza, os parques estão por todo lado. O parque da Luz que fica ao lado da estação do metro com mesmo nome. Outro parque acompanha a rodovia Ayrton Cena, a qual é o Parque Ecológico do Tietê. Coladinho no Sesc Itaquera, o Parque do Carmo tem como destaque as cerejeiras que florescem uma vez ao ano.

No meio da selva de pedra, o Parque da Água Branca, traz um respiro, com muita vegetação você pode encontrar animais andando solto pelo local. Por último a Paulista também tem o seu ponto verde, Parque Trianon ocupa atualmente dois quarteirões da avenida.

A cidade também é considerada o maior polo gastronômico. O título de capital mundial da gastronomia, aconteceu durante a abertura do 10º Cihat (Congresso Internacional de Hospedagem, Gastronomia e Turismo), no Memorial da América Latina. Por outro lado, nas ruas e becos a muitos que passam fome.

Gigante, com 25 mil quilômetros de rua, a capital Paulista tem o maior Hospital da America Latina – Hospital das Clínicas, diariamente recebe cerca de 40 mil pessoas. Seu complexo cheio de tecnologia, saúde de ponta, conteúdo, filas para atendimento médico.

A mudança nesse território da desigualdade acontece com, solidariedade, frente de trabalho justa e educação de qualidade para, assim, ter uma São Paulo para todos.

A 5ª cidade mais cara da América Latina

Levando em consideração o valor dos aluguéis, dos produtos nos supermercados, do valor das comidas em restaurantes, e o poder de compra local, São Paulo é a quinta cidade com maior custo de vida da América Latina.

Na lista, a capital paulista fica atrás de Montevidéu, no Uruguai; Santiago, no Chile; Georgetown, na Guiana; e Caracas, na Venezuela.

Já quando olhamos apenas para Brasil, a cidade fica em primeiro lugar, seguido por Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF); Campinas (SP); Florianópolis.

VEJA TAMBÉM: São Paulo entra na lista dos top 10 destinos tendência no mundo para viajar em 2023

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios