Mundo

Terremoto: Turquia e Síria contabilizam mais de 11 mil mortos

Mesmo sob frio intenso, as buscas pelos desaparecidos e outras vítimas continuam

Os governos da Turquia e Síria atualizaram os dados dos números de mortos em razão do terremoto que atingiu os dois países na segunda-feira (6). Nesta quarta-feira (8) passou de 11 mil o número de mortos, segundo os dados oficiais dos dois países e mesmo sob frio intenso, as buscas pelos feridos e demais desaparecidos continuam.

O tremor de magnitude 7,8, que durou um minuto e meio e devastou a região central da Turquia e o norte da Síria, ocorreu na madrugada de segunda-feira (6). Ele foi seguido de mais de 70 réplicas até esta quarta-feira (8).

O número total de mortos leva em conta as contagens dos dois países. Na Turquia, o balanço até a manhã desta quarta era de 8.754. Na Síria, o balanço de mortos é de mais de 2.530. Os dados foram compilados pelos governos dos países e por grupos de resgate.

Segundo o governo turco, mais de 70 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca, entre eles EUA, Reino Unido, Alemanha e Israel. O tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas ou feridos nesses países.

O inverno no Hemisfério Norte — que provoca temperaturas negativas na região — deve ser um dos grandes desafios nas buscas dos próximos dias.

Ainda de acordo com o governo turco, as condições climáticas severas dificultaram os resgates e o envio de ajuda às regiões afetadas. Ele disse que apenas veículos de resgate e ajuda estão autorizados a entrar ou sair de Hatay, Kahramanmaras e Adiyaman, três das províncias mais afetadas. As operações de resgate estão se concentrando nessas três províncias e em Malatya.

LEIA TAMBÉM

Número de mortos na Turquia e na Síria chega a mais de 7 mil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios