Justiça

Robinho pode cumprir a pena da prisão por estupro no Brasil

Crime aconteceu na Itália e ele foi condenado a nove anos de prisão

O jogador de futebol Robinho poderá cumprir a pena de estupro no Brasil. O pedido foi da Justiça da Itália e a presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura, admitiu que o pedido atende a requisitos da Constituição e deu andamento no processo que pode levar o ex-jogador à cadeia.

Robinho foi condenado na Itália a nove anos de prisão pelo estupro de uma jovem em Milão e não pode mais recorrer da sentença, já que houveram três instâncias julgadas.

“Em um primeiro exame, os requisitos parecem ter sido atendidos, na medida em que a decisão foi proferida pelo Poder Judiciário da Itália, país em que o crime pelo qual o requerido foi condenado teria sido cometido; a decisão homologanda indica que o requerido constituiu advogado nos autos e se defendeu regularmente; e houve o trânsito em julgado da condenação”, afirma Moura na decisão.

A informação veio do Jornal “O Estado de S. Paulo” e nela, a ministra ainda citou um caso precedente de cidadão brasileiro condenado por outro país e que cumpre pena no Brasil.

O governo italiano encaminhou pedido de execução de pena em janeiro. Na última quarta, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, confirmou que a tramitação do processo já foi iniciada. O pedido da Itália se dá pela impossibilidade de Robinho ser extraditado para cumprir a pena no país onde se deu o crime, já que a Constituição veta a extradição de cidadãos brasileiros.

O que vem à seguir?

O STJ não irá analisar o caso em si, mas apenas aspectos formais da condenação, como se ela se deu com trânsito em julgado e se o órgão que a proferiu tem competência para isso. A defesa de Robinho poderá se manifestar.

A decisão de Moura cita um precedente de um brasileiro condenado em Portugal a 12 anos de prisão por roubo, rapto e violação de burla informática em que o STJ decidiu acolher pedido do país europeu para cumprimento da pena no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Justiça da Itália pede que Robinho seja preso no Brasil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios