A cada dia que passa, investir em mobilidade urbana virou um dever essencial para as prefeituras de todo o Brasil, com o intuito de acompanhar o crescimento e o aumento da frota de veículos. Em Jundiaí, a prefeitura tem feito uma série de ações para melhorar. Até o momento, um pacote de R$ 210 milhões está sendo usado para o Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí, aprovado pela Câmara Municipal. E entre as obras mais aguardadas está o Complexo Viário da Região Sul.
O Complexo Viário Região Sul está com 35% de execução e envolve a construção de viaduto e alças de acesso que ligam a avenida Samuel Martins com a avenida 14 de Dezembro, passando por cima da rodovia Presidente Tancredo Neves. Ao todo, os investimentos chegam a R$ 30 milhões (R$ 23 milhões de repasse do Governo Estadual e R$ 7 milhões de contrapartida do município). A expectativa é que o dispositivo seja finalizado ao final deste ano.
“As obras de requalificação urbana feitas em nossa cidade têm visão de futuro e os investimentos em infraestrutura são cada vez mais frequentes. Esse investimento irá melhorar o fluxo do trânsito local e trará mais qualidade de vida aos moradores e pessoas que trafegam naquela região”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Mais investimentos
A avenida Antônio Frederico Ozanan é outra importante via do município que passará por requalificação. O aporte será de R$ 147 milhões (R$ 105 milhões do Governo de Estado, por meio do banco Desenvolve SP, e R$ 42 milhões da Prefeitura) e o início das obras está previsto para o mês de maio.
O projeto prevê o prolongamento com canalização do trecho do rio Jundiaí, da avenida Frederico Ozanan, entre a avenida 9 de julho e a rua Godoy Ferraz, fazendo conexão à avenida Prefeito Luiz Latorre por meio de uma ponte. Também será construída uma ponte sobre o Rio Jundiaí, na marginal da rodovia João Cereser próximo à UNIP, e a duplicação do túnel existente que também permitirá o acesso direto à avenida Luiz Latorre.
Além disso, serão feitas duas novas pontes que farão a conexão da avenida Antônio Frederico Ozanan com as marginais do Córrego das Walquírias. A obra irá melhorar a mobilidade e reduzir o tempo de viagem dos motoristas a partir de bairros como o Distrito Industrial, Vila Hortolândia e Jardim Shangai.
“Esses investimentos são estruturantes e resultam na melhoria da mobilidade urbana da cidade, pensando no médio e longo prazo. Com planejamento e gestão responsável dos recursos, conseguimos atuar nos principais gargalos do trânsito e trazer mais agilidade e qualidade de vida ao jundiaiense”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Por fim, com investimentos de R$ 33 milhões, também por financiamento do banco Desenvolve SP, será construída a avenida Paulo Benassi por trás do ECAJ (Ceasa). Ela ligará a marginal da rodovia João Cereser com Antonio Frederico Ozanan, na região do bairro do Engordadouro. Também será feito o recapeamento e a duplicação de trecho da avenida Olívio Roncoletta até a João Cereser, com completo sistema de drenagem de águas pluviais. A previsão de início dessas obras é segunda quinzena de março.
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