JundiaíMeio Ambiente

Jundiaí sobe no ranking nacional de saneamento básico

Dados foram divulgados pelo Instituto Trata Brasil na semana do Dia Mundial da Água

Jundiaí teve uma boa subida na classificação no Ranking Nacional de Saneamento Básico de 2023. De acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado na segunda (20) por conta do Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (21), a cidade está na 24ª posição.

Comparando com o classificatório de 2022, a cidade estava em 29ª, obtendo um avanço de cinco posições. A 15ª edição do Ranking do Saneamento tem como foco os 100 maiores municípios brasileiros que concentram aproximadamente 40% da população nacional.

O primeiro indicador é o de atendimento total de água, onde Jundiaí teve o índice de 99,07%. Já no indicador de tratamento total de esgoto, a cidade teve o índice de 100%. Segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município, o número aponta que quase toda a cidade é atendida com redes de água, 98,23% com redes de esgoto e 100% do esgoto coletado é tratado.

Além disso, a cidade se destaca no tratamento do esgoto, estando entre as cinco melhores no Brasil e em segundo lugar no Estado de São Paulo, de acordo com o Ranking do Saneamento 2023. As iniciativas de Jundiaí relacionadas ao esgoto são fruto de um planejamento de décadas da administração municipal, que considera os investimentos providenciais para elevar o padrão de qualidade de vida da cidade como um todo.

Dentro dos planos

Ainda de acordo com o DAE, os números já estão dentro das metas definidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento para 2033: fornecer água para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%.

O levantamento do Instituto Trata Brasil busca mostrar quais são os desafios que o país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto. O ranking completo está disponível no site da instituição.

LEIA TAMBÉM

Jundiaí tem índice de chuvas acima da média para o verão

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios