JundiaíTransportes

Jundiaí mira futuro com hub ferroviário

O projeto TIC terá dois serviços de trem, o Trem Expresso e o Trem Intermetropolitano, cobrindo um total de 101 km e 44,4 km, respectivamente, entre São Paulo, Jundiaí e Campinas, com cinco estações

O edital de licitação para concessão do Trem Intercidades (TIC – Eixo Norte) entre São Paulo e Campinas foi publicado, o que significa que Jundiaí está mais perto de se tornar um hub ferroviário com intervenções viárias e adequações na estação.

O projeto permitirá que a cidade seja ponto de partida para um serviço de trem metropolitano que irá até Campinas com paradas em outras cidades da região. A previsão é que o leilão ocorra em novembro e o modelo proposto é de concessão patrocinada.

Além disso, irá consolidar a malha metroferroviária, conectando a sub-região Noroeste da Região Metropolitana de São Paulo, a Região Metropolitana de Jundiaí e a Região Metropolitana de Campinas, além de estimular a vinda de empresas e a geração de empregos em Jundiaí.

 

O TIC (Trem Intercidades) terá dois serviços, o Trem Expresso e o Trem Intermetropolitano (TIM), cobrindo um total de 101 km e 44,4 km, respectivamente, entre São Paulo, Jundiaí e Campinas, com cinco estações.

Também irá contemplar as estratégias do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí, permitindo desenvolvimento econômico e qualidade de vida. O contrato de licitação estabelece diretrizes e prazos para obras e adequações, com o TIM programado para 2029 e o Trem Expresso para 2031.

VEJA TAMBÉM: Transporte municipal: Prefeitura de Itatiba irá absorver reajuste de subsídio

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios