Mais de 100 colisões contra postes são registradas na Região de Jundiaí
Dados da CPFL apontam Jundiaí, Várzea Paulista e Vinhedo como líderes deste ranking

O Maio Amarelo é voltado para reforçar a proteção e os cuidados no trânsito. Só que em algumas cidades da Região de Jundiaí, os condutores preferiram ser apressadinhos e além de burlar algumas regras, tem protagonizado alguns acidentes, principalmente danificando postes de energia. Segundo a CPFL Piratininga, nos três primeiros meses deste ano foram 104 acidentes confirmados.
Deste total, 58 colisões ocorreram em Jundiaí, 13 em Várzea Paulista e outros 12 em Vinhedo. Os três municípios lideram o ranking de acidentes, mas se comparado com o mesmo período do ano passado, o índice é 8% menor. No entanto, há uma variação considerável de cidade em cidade. Várzea Paulista, por exemplo teve sete acidentes em 2022. Mas neste ano foram 13 ocorrências.
“Apesar da queda no número total de colisões, considerando trânsito e trajeto, é importante continuarmos incentivando a discussão sobre a importância da direção segura no trânsito, uma vez que os índices registrados seguem elevados. Somente nesses três primeiros meses do ano, tivemos uma média de mais de um acidente por dia”, revela o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.
Além do impacto e dos prejuízos envolvendo a vida das pessoas e do trânsito, as batidas contra os postes de energia, também tem gerado gastos com reparos e trocas. De acordo com a companhia, os custos da reposição do poste varia de R$ 4 mil a R$ 7 mil, devido aos custos dos equipamentos usados.
Dicas:
Segundo a CPFL Piratininga, a campanha Guardião da Vida é disponibilizada para dar importantes orientações e cuidados no trânsito. Veja dez dicas:
- Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
- Não dirija sob efeito de álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
- Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;
- Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
- Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete para motociclistas;
- Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
- Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas;
- Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
- Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade, mantenha a distância dos demais veículos;
- Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.
LEIA TAMBÉM