
Nesta sexta-feira (19) é comemorado o Dia Mundial da Doadora de Leite e este alimento é vital para garantir o bem estar, a saúde e a sobrevivência dos bebês. Para as mães e demais responsáveis pelos bebês que não podem amamentar, o leite doado é vital para garantir a alimentação deles. Mas em Jundiaí o Banco de Leite Humano (BLH) da cidade está com baixo estoque.
Segundo a entidade, o atual estoque está 30% menor do que o ideal e por conta do outono e vida do inverno, o índice cai ainda mais. São 50 bebês que estão nas UTIs dos hospitais Pitangueiras, Paulo Sacramento e Universitário, que precisam do leite humano. Mas para isto, são necessários 110 litros de leite materno por mês.
O Banco de Leite explica que o leite materno é um alimento completo, rico em nutrientes e anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico dos bebês, protegendo-os contra doenças e infecções. A situação é ainda mais urgente para os bebês prematuros, já que é o leite materno que contribui para o desenvolvimento adequado e ainda reduz o risco de complicações de saúde.
A coordenadora do Banco de Leite de Jundiaí, Marcela Bionti, explica a importância da doação e também das doadoras. “Elas dedicam seu tempo, energia e amor para fornecer esse precioso recurso, passando por um processo cuidadoso de coleta, armazenamento e entrega do leite. Essas mulheres generosas não apenas compartilham seu leite, mas também oferecem conforto e esperança às famílias que enfrentam momentos difíceis”.
Requisitos
De acordo com o Banco de Leite, todas as doadoras devem estar avaliadas para garantir que estejam em boas condições de saúde e livres de doenças transmissíveis pelo leite materno. O Banco de Leite Humano de Jundiaí desempenha um papel crucial na coleta, pasteurização e distribuição segura desse leite para bebês necessitados.
O telefone do Banco de Leite para fazer a doação ou tirar dúvidas é 0800-178-155.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Jundiaí registra apenas 12,77% da população vacinada contra gripe