A dengue voltou a geral estado de alerta em Jundiaí. Somente em uma semana, o crescimento foi de 20% nos casos confirmados, segundo informações da prefeitura. Questionada, a administração garantiu que tem intensificado as ações diárias nos bairros com maior número de casos confirmados.
Segundo o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, foram confirmados 724 casos de dengue até o dia 19 de maio. Comparado ao boletim do dia 12 de maio, que registrava 605 casos, o aumento foi de 19% em apenas uma semana.
Além das ações já em andamento, a prefeitura está redobrando os esforços para combater o avanço da doença. Equipes estão atuando de forma intensiva nos bairros mais afetados, realizando ações de prevenção, orientação e controle do mosquito transmissor.
O último balanço divulgado revela que foram notificados 2.888 casos de dengue, dos quais 724 foram confirmados (sendo 116 autóctones e 608 importados). Há ainda 198 casos aguardando resultados de exames. Uma morte foi confirmada: de um homem de 72 anos.
Além da dengue, também foram registrados casos de zika e chikungunya. No momento, há um caso de zika aguardando confirmação e foram notificados 10 casos de chikungunya, sendo dois importados de Itacarambi e Jaíba, amos em Minas Gerais, cinco casos negativos e três aguardando resultados.
LEIA TAMBÉM
Ministério da Agricultura declara emergência zoossanitária devido à gripe aviária