Ação SocialJundiaíLouveira

Cidades da Região de Jundiaí iniciam campanhas de combate ao frio

Doações de agasalhos, cobertores e atendimento aos moradores em situação de rua são feitos

A temporada mais fria do ano está mais próxima e a ordem para este começo é garantir que toda a população esteja protegida do frio. Por isso, as cidades de Jundiaí e Louveira já estão se mobilizando com campanhas de agasalho e acolhimento às pessoas vulneráveis, principalmente aos moradores em situação de rua.

Em Jundiaí, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) promove a Campanha Permanente, onde há a arrecadação de peças novas ou usadas em bom estado capazes de aquecer, efetivamente, quem enfrenta dificuldades. Entre os itens arrecadados pela Campanha de Inverno, cobertores, mantas e edredons fazem toda a diferença.

“Nesta época do ano, as crianças e, principalmente, os idosos ficam mais vulneráveis e sofrem bastante com as baixas temperaturas. Por isso, doações como estas são sempre bem-vindas e reforçam a nossa rede do bem”, explicou a primeira-dama Vanessa Machado, também à frente do Fundo Social.

“Tenho reforçado a importância da participação de todos, uma vez que a Campanha de Inverno terminará somente no mês de setembro. Temos um longo caminho pela frente, mas com o apoio de todos, conseguiremos ajudar muitas pessoas”. Durante a ação, também poderão ser doados agasalhos, blusas de lã, sapatos fechados, luvas, toucas e cachecóis, entre outros.

A sede do Fundo Social é ponto permanente de arrecadação e fica anexa ao Parque da Uva. O acesso é pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, portão 3, Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Já a lista com todos os endereços dos postos de coleta é atualizada, periodicamente, conforme o interesse e a adesão de novos estabelecimentos à ação. Para conferir o local mais próximo da sua residência, o interessado deve acessar o site Campanha de Inverno 2023. Informações pelos telefones (11) 4589-6319 e 4589-6320.

Louveira

Na cidade, as secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança e Fundo Social, com a coparticipação das demais secretarias, começou na quinta-feira (1º) a Operação Inverno. A ação emergencial tem como objetivo acolher as pessoas em situação de rua sobretudo neste período de noites mais frias, com a proximidade e chegada do Inverno. A proposta é o acolhimento e, também, atendimento por meio dos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Proteção Social. A operação se estenderá até o dia 31 de agosto.

“Iniciamos nesta quinta a Operação Inverno que se estenderá até o dia 31 de agosto, abrangendo o período anual mais suscetível às intensas quedas de temperatura. Vamos dar continuidade ao trabalho planejado e sério que temos feito na cidade, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade, concomitante à Campanha do Agasalho, e temos certeza que isso resultará em pessoas aquecidas e protegidas do frio” comentou o prefeito Estanislau Steck.

O processo de acolhimento conta com a abordagem composta pela Equipe do Consultório de Rua, formada por Psicólogo, Técnico de enfermagem e Assistente social, com início às 14hs, em locais estratégicos. As pessoas em situação de rua que aceitarem, serão encaminhadas para o local de abrigo que a Prefeitura preparou para a ação.

Serão realizados atendimentos básicos de saúde, curativos, vacinas, bem como, se necessário, encaminhamento para a Rede de Saúde e ou Pronto Socorro. Em casos em que o atendido possuir algum animal que o acompanhe, o animal será assistido por Profissionais da Saúde Animal, para vacinação e avaliação para garantir segurança a todos envolvidos. As abordagens também serão assistidas pela equipe da Guarda Municipal.

Na base de acolhimento, o usuário terá acesso a banho, jantar e local apropriado para dormir. A partir das 6hs, será servido café da manhã e em seguida todos passarão por uma entrevista com Assistente Social, para identificação, avaliação e encaminhamento para Rede Municipal de Atendimento.

LEIA TAMBÉM

Operação Estiagem de Jundiaí começa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios