Vacina meningocócica C é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos
A aplicação ocorre durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário das salas de vacina

Jundiaí amplia a vacinação contra Meningite C para adolescentes de 15 a 19 anos, que não receberam na idade preconizada.
De acordo com as informações, desde a última semana, a dose foi disponibilizada também para trabalhadores da educação das redes pública e particular. A aplicação ocorre durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário das salas de vacina.
O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade.
Ainda de acordo com as informações, em anos anteriores, a vacina foi liberada para crianças até 10 anos, que não receberam a dose na idade correta, e para trabalhadores da saúde, mesmo com o esquema vacinal completo.
Sendo assim, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente, esclarece que o Ministério da Saúde ampliou a vacinação, considerando a gravidade da doença e a necessidade de aumentar as coberturas vacinais, evitando a circulação da doença no País.
Jundiaí não registra casos de Meningite causada pelo Meningococo C em 2022 e 2023. Além da vacina meningocócica C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina ACWY, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos de idade.
Leia mais
22% da população de Jundiaí tomou a vacina bivalente contra Covid-19