TCE encontra irregularidades em aterro de Itatiba
Foram autuadas questões relacionadas ao planejamento (existência do plano municipal ou regional de gestão integrada de resíduos sólidos

Foram encontradas irregularidades em aterro de Itatiba, durante uma fiscalização surpresa na terça-feira (27), realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Ao todo, 267 municípios paulistas passaram pela fiscalização que verifica o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Na ação, foram fiscalizados e autuados, a coleta, destinação e disposição final de resíduos domiciliares, de saúde, da construção civil e de serviços de tratamento de água e esgoto. Além de questões relacionadas ao planejamento (existência do plano municipal ou regional de gestão integrada de resíduos sólidos.
Segundo o TCE, em Itatiba, o principal problema identificado foi o não há controle total da composição dos resíduos que entram no aterro municipal ou no processamento, antes dos materiais serem aterrados. Ou seja, conforme o relato do Tribunal de Contas, não existe quantitativa sobre do que é aterrado.
A prefeitura foi questionada sobre a fiscalização, mas até às 18h de terça-feira (27) não houve resposta.
Ainda conforme o TCE, Jundiaí também passou pela fiscalização. Entretanto, até a noite de terça-feira (26), não havia informações sobre a identificação de eventuais irregularidades.
A Prefeitura
Nós pedimos informações sobre o problema encontrado no aterro. Quando recebermos a nota atualizaremos a reportagem.
LEIA MAIS
Ministério Público Federal pede cancelamento de outorgas da Rádio Jovem Pan