Qual o motivo do filme da Barbie não ser para crianças?
A faixa etária poderá ser para a partir de 12 anos.
O live-action da Barbie chegou aos cinemas brasileiros no dia 20 de julho prometendo ser um dos maiores sucessos de 2023 e possível candidato ao Oscar.
O filme mostra a boneca de plástico deixando a Barbielândia para trás para se aventurar com Ken no mundo real. Mas o longa não é indicado para crianças, mas para uma faixa etária um pouco maior.
Nos Estados Unidos, ele recebe classificação etária PG-13, fazendo com que ele seja recomendado para adolescentes acima dos 13 anos.
De acordo com os órgãos de classificação americanos, isso se deu pelo fato do longa apresentar linguagem sugestivas e cenas de violência.
Um dos trailers divulgados mostra um exemplo dessa linguagem com piadas sobre a falta de genitália de Ken (Ryan Gosling) e Barbie (Margot Robbie) ou quando eles repetem várias vezes a palavra beach (praia, em inglês) em um trocadilho com um xingamento.
Qual a classificação etária do filme da Barbie no Brasil?
Quem define a censura de filmes, produções audiovisuais e jogos eletrônicos no Brasil é o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No entanto, ao que tudo indica, ele também recebe a classificação de recomendado para maiores de 12 anos por aqui.
Nessa classificação, os filmes podem conter agressão verbal, assédio sexual, ato violento bullying, descrição de violência, exposição ao perigo, exposição a cadáver, exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante, lesão corporal, morte derivada de ato heróico.
Para conseguir a classificação Livre, é preciso um tom bem mais leve — algo que não é a proposta de Barbie.
LEIA MAIS
PF prende 16 envolvidos na prisão injusta das brasileiras em Frankfurt