
Hacker de Jundiaí de 15 anos invade órgãos governamentais. A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou a Operação Inábil. Visando desarticular uma associação cibercriminosa envolvida em uma série de ataques a órgãos governamentais.
A operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em Jundiaí e Penalva/MA, e na prisão temporária do líder do grupo. O adolescente fazia parte de uma quadrilha e foi apreendido em São Camilo, Jundiaí.
Com autorização do juiz Jefferson Barbin Torelli os policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), comandados pelo delegado Marcel Fehr entraram na casa e apreenderam o menor e seus computadores.
Os cibercriminosos haviam chamado a atenção das autoridades ao provocar um ataque cibernético contra a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Este ato de retaliação foi uma resposta às ações realizadas pela Delegacia durante a Operação Inceptum, conduzida no mês de junho.
As investigações subsequentes permitiram identificar a ligação do líder do grupo, R.B.M., com tais atividades ilícitas.
Agora, responderá pelos crimes de invasão de dispositivos eletrônicos, associação criminosa e corrupção de menores.
A Operação Inábil reforça o compromisso das autoridades em conter a crescente ameaça dos crimes cibernéticos, preservando a integridade dos sistemas governamentais e assegurando a aplicação rigorosa da lei.
A cooperação entre as diferentes unidades policiais demonstra a importância da ação conjunta no combate à criminalidade cibernética.
LEIA MAIS