Direitos Humanos
Aeroporto de SP volta a ter mais de 90 afegãos à espera de abrigo
Aeroporto Internacional de Guarulhos abriga afegãos à espera de acolhimento humanitário
O Aeroporto Internacional de São Paulo, situado em Guarulhos, retoma a preocupante cena de mais de 90 afegãos alojados nos saguões, aguardando ansiosamente por assistência. Nos últimos cinco dias, esses imigrantes chegaram ao Brasil amparados por vistos de acolhida humanitária, buscando refúgio e segurança.
De acordo com informações fornecidas pela ONG “Coletivo Frente Afegã”, na manhã desta segunda-feira (14), havia 100 afegãos acampados nas dependências do aeroporto, incluindo 32 crianças e 20 famílias, todos na expectativa de um recomeço.
A prefeitura divulgou que, até o domingo (13) à tarde, a contagem atingia 98 afegãos à espera de acolhimento no aeroporto de Guarulhos.
“Guarulhos possui atualmente 177 vagas para acolhimento de migrantes e refugiados, sendo 127 geridas pela municipalidade e outras 50 pelo governo estadual. No momento, todas estão lotadas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social está em contato com os governos estadual e federal e também com instituições parceiras buscando vagas para acolhimento, mas não há previsão no momento”.