Vinhedo

Em Vinhedo Sanebavi inicia operação caça-vazamentos com sensores de ruídos e software especializado

Ação visa diminuir perdas de água tratada do sistema público

Para reduzir perdas de água tratada no processo de distribuição, a Sanebavi deu início ao trabalho de caça-vazamentos com utilização de sensores de ruídos PCorr+.

De acordo com as informações, a tecnologia permite que a autarquia localize fugas de água de forma eficiente, com o uso de registradores implantados nos cavaletes das residências.

Ainda de acordo com as informações, a varredura teve início pelo bairro Altos do Morumbi, considerado um dos locais com maior incidência de vazamentos. A intenção da Sanebavi é realizar a inspeção em todos os bairros de Vinhedo.

A operação com sensores é feita por dispositivos compactos de detecção que fornecem registros de ruídos e correlação por meio de um software especializado.

O registrador armazena o histórico de nível e propagação e as tendências de ruído identificadas no período preestabelecido. Esses dados são apresentados em formato de áudio e gráfico permitindo distinguir o ruído de vazamento. Ao ser identificado, é gerada ordem de serviço para que seja efetuado o reparo.

Outra vantagem da utilização dos sensores é que o instrumento determina o ponto exato da fuga de água, auxiliando os operadores da Sanebavi na hora da perfuração do solo para a manutenção, evitando abertura de grandes trechos da camada asfáltica.  A operação caça-vazamentos está sendo coordenada pela diretoria de Combate às Perdas e Controle de Água.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do ano base de 2021, o país perde cerca de 40,25 % de toda água potável captada nos sistemas de distribuição.

Leia mais

Três pessoas são presas com drogas em Vinhedo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios