Vinhedo

Em Vinhedo Sanebavi inicia operação caça-vazamentos com sensores de ruídos e software especializado

Ação visa diminuir perdas de água tratada do sistema público

Para reduzir perdas de água tratada no processo de distribuição, a Sanebavi deu início ao trabalho de caça-vazamentos com utilização de sensores de ruídos PCorr+.

De acordo com as informações, a tecnologia permite que a autarquia localize fugas de água de forma eficiente, com o uso de registradores implantados nos cavaletes das residências.

Ainda de acordo com as informações, a varredura teve início pelo bairro Altos do Morumbi, considerado um dos locais com maior incidência de vazamentos. A intenção da Sanebavi é realizar a inspeção em todos os bairros de Vinhedo.

A operação com sensores é feita por dispositivos compactos de detecção que fornecem registros de ruídos e correlação por meio de um software especializado.

O registrador armazena o histórico de nível e propagação e as tendências de ruído identificadas no período preestabelecido. Esses dados são apresentados em formato de áudio e gráfico permitindo distinguir o ruído de vazamento. Ao ser identificado, é gerada ordem de serviço para que seja efetuado o reparo.

Outra vantagem da utilização dos sensores é que o instrumento determina o ponto exato da fuga de água, auxiliando os operadores da Sanebavi na hora da perfuração do solo para a manutenção, evitando abertura de grandes trechos da camada asfáltica.  A operação caça-vazamentos está sendo coordenada pela diretoria de Combate às Perdas e Controle de Água.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do ano base de 2021, o país perde cerca de 40,25 % de toda água potável captada nos sistemas de distribuição.

Leia mais

Três pessoas são presas com drogas em Vinhedo

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios