
Após a confirmação de um segundo caso de febre maculosa em um homem de 42 anos em Jundiaí, a Prefeitura salienta que os cuidados devem ser mantidos.
De acordo com as informações, foram analisadas duas coletas de sangue pelo Instituto Adolfo Lutz que confirmou a doença.
A febre maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa, mas por meio da picada do carrapato-estrela, vetor de transmissão da bactéria do gênero Rickettsia.
Entre os sintomas da doença estão: febre, dor no corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo. O período de incubação é de 2 a 14 dias.
Ao notar os sintomas, a orientação é que a pessoa procure atendimento médico imediatamente e informe ao médico que esteve em áreas verdes, independentemente de ter identificado carrapato ou picada no corpo. Também é essencial considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas. O tratamento oportuno é essencial para evitar formas mais graves da doença e óbitos.
Leia mais