Polícia

Incêndios por sobrecarga elétrica aumentam no Brasil

Levantamento da Abracopel revela 421 incêndios no primeiro semestre, com fiações irregulares contribuindo para o problema

No primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou 421 incêndios devido à sobrecarga elétrica, conforme levantamento da Abracopel. Essa tendência se repete, visto que em 2022, no mesmo período, foram registrados 441 incêndios. Um problema recorrente envolve fiações inadequadas, que podem superaquecer devido à presença de outros metais, quando deveriam ser feitas apenas de cobre.

No Maranhão, 80% dos incêndios em residências estão associados a problemas na instalação elétrica. Para combater isso, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq) realiza vistorias constantes em lojas que vendem fiações elétricas em São Luís.

Os cabos elétricos devem suportar uma temperatura mínima de 90°C, mas muitos não cumprem esse padrão, derretendo e causando incêndios. O fio falsificado, com alto teor de alumínio e outros materiais, é mais barato, mas não atende aos padrões de segurança. O comércio promove promoções desses materiais fora dos padrões, o que preocupa as autoridades.

LEIA MAIS

CPI dos atos golpistas propõe indiciamento de Bolsonaro e mais 60

Deputada federal Tabata Amaral é ameaçada de morte

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios