Google anuncia exclusão de contas inativas; entenda
A partir de 1º de dezembro de 2023, o Google tomará medidas para excluir contas inativas que não foram acessadas por seus titulares nos últimos dois anos. A exclusão abrangerá todo o conteúdo das contas, incluindo e-mails, arquivos do Google Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos. Essa medida será aplicada apenas a contas pessoais e não afetará cadastros relacionados a plataformas do Google destinadas a empresas, escolas ou outras organizações. A exclusão inicialmente incidirá sobre contas criadas e que permaneceram sem uso. Para evitar a perda da conta devido à inatividade, é necessário fazer login e realizar pelo menos uma das seguintes atividades: Ler ou enviar um e-mail Utilizar o Google Drive Assistir a um vídeo no YouTube Compartilhar uma foto Fazer o download de um aplicativo Utilizar a Pesquisa Google Empregar o recurso "Fazer login com o Google" em um app ou serviço de terceiros Contas configuradas com assinaturas ou aquelas que possuem vídeos cadastrados no YouTube não serão afetadas pela exclusão. O Google justifica a exclusão de contas inativas como uma medida de segurança, pois essas contas têm maior probabilidade de terem sua segurança comprometida, especialmente por não adotarem autenticação de dois fatores. A análise interna da empresa revela que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade de configurar a verificação em duas etapas em comparação com as contas ativas

A partir de 1º de dezembro de 2023, o Google tomará medidas para excluir contas inativas que não foram acessadas por seus titulares nos últimos dois anos. A exclusão abrangerá todo o conteúdo das contas, incluindo e-mails, arquivos do Google Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.
Essa medida será aplicada apenas a contas pessoais e não afetará cadastros relacionados a plataformas do Google destinadas a empresas, escolas ou outras organizações. A exclusão inicialmente incidirá sobre contas criadas e que permaneceram sem uso.
Para evitar a perda da conta devido à inatividade, é necessário fazer login e realizar pelo menos uma das seguintes atividades:
- Ler ou enviar um e-mail
- Utilizar o Google Drive
- Assistir a um vídeo no YouTube
- Compartilhar uma foto
- Fazer o download de um aplicativo
- Utilizar a Pesquisa Google
- Empregar o recurso “Fazer login com o Google” em um app ou serviço de terceiros
Contas configuradas com assinaturas ou aquelas que possuem vídeos cadastrados no YouTube não serão afetadas pela exclusão.
O Google justifica a exclusão de contas inativas como uma medida de segurança, pois essas contas têm maior probabilidade de terem sua segurança comprometida, especialmente por não adotarem autenticação de dois fatores. A análise interna da empresa revela que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade de configurar a verificação em duas etapas em comparação com as contas ativas.
LEIA MAIS
Justiça recusa pedido de divórcio de Ana Hickmann com base na Lei Maria da Penha