A Divisão Florestal da Guarda Municipal conduziu uma operação de fiscalização na Cachoeira Morangaba no último domingo (10). Durante a ação, aproximadamente dez pessoas foram identificados ouvindo música em volume elevado, realizando churrasco e consumindo bebidas alcoólicas no local.
Com objetivo de orientar a população que normalmente vai até o local, imaginando ser uma área pública, mas não é. O agente de zoonoses e chefe da divisão de fiscalização da UGPUMA, Adriano Zonaro, comentou, que no local, há muitas residências particulares e que frequentemente são invadidas por conta das quedas-d’água. Com isso, as pessoas deixam lixo e provocam degradação do meio ambiente.
Segundo ele, a operação flagrou, também na Cachoeira Morangaba, na qual a visitação é proibida, um grupo de 200 ciclistas de Campinas, que combinaram o passeio por meio de redes sociais.
O subinspetor da Guarda Municipal Cláudio Souza frisou que se trata de uma ação preventiva. “Os visitantes se organizam pelas redes sociais e chegam em grandes grupos. Alguns quebram as cercas das áreas particulares para acessar as cachoeiras.”
De acordo com ele, por conta dos dias quentes, o movimento na Serra aumenta bastante. E, por conta disso, ações como esta serão intensificadas. Vale lembrar que não é permitido o acesso a nenhuma cachoeira da Serra do Japi no território jundiaiense.
A ação também contou com participação da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e a Fundação Serra do Japi.
LEIA MAIS
Grande quantidade de drogas é apreendida pelas autoridades em bairro de Campo Limpo