
Cerca de 100 mil metros quadrados de pastagens foram consumidos por um incêndio no Território de Gestão da Serra do Japi no início desta semana, próximo à Avenida Luiz Gobbo. A Divisão Florestal da GMJ informou que a área atingida estava próxima a uma propriedade e é conhecida por abrigar uma clínica de reabilitação química.
Os guardas municipais Beloni, Tavares e Spinelli, em patrulhamento para identificar possíveis invasores nas proximidades das cachoeiras, receberam a informação do incêndio. Agindo rapidamente, identificaram os focos e, com a colaboração de voluntários, conseguiram conter o avanço do fogo, evitando um incêndio de maiores proporções.
Após horas de combate, mais de 100 mil metros quadrados de pastagens foram registrados como queimados, mas no dia seguinte, os guardas confirmaram a extinção do incêndio. Felizmente, não houve feridos durante a operação.
Quase 10 guardas municipais participaram do combate, com o apoio de voluntários e vizinhos. A Divisão Florestal da GMJ ressalta a importância de evitar a prática de queimar lixos ou entulhos no quintal, especialmente para os moradores do Território de Gestão da Serra do Japi. Em caso de avistarem focos de incêndios, a orientação é ligar imediatamente para o telefone 153 da GMJ.
LEIA MAIS
Operação policial desvenda esquema clandestino de comércio
VÍDEO – DIG de Jundiaí resgata cavalos em estado insalubre em propriedade com ossadas de animais