A Prefeitura de Jundiaí realiza nesta quinta-feira (4) a primeira força-tarefa de 2024 de enfrentamento e combate as arboviroses.
De acordo com as informações, equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com o apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, percorrerão imóveis do bairro Ivoturucaia para orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Ainda de acordo com as informações, a região é considerada local de transmissão da dengue, com 14 casos confirmados para a doença.
A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva explicou a ação.
“Estamos reforçando as medidas, pois é fundamental contermos o avanço da dengue, evitando internações e óbitos. Todo o Município receberá ações extras para acabarmos com a proliferação do mosquito, iniciando pelo Ivoturucaia, que segue com transmissão. Estivemos no território no dia 28 de dezembro e voltaremos ao bairro com os soldados em uma grande mobilização”
Sendo assim, o Boletim de Arboviroses do dia 29 de dezembro indicou que o Município estava com 1.093 casos de dengue, sendo 927 autóctones e 166 importados. Alguns exames de 2023 ainda estão no aguardo de resultados. Neste ano, até o momento, foram registradas três notificações com sintomas.
O risco de epidemia é iminente, conforme alerta do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. A Prefeitura ampliou as estratégias de enfrentamento a partir de trabalho intersetorial, em complemento ao trabalho realizada VISAM e pela Atenção Básica.
Leia mais
Motorista sofre queimaduras após incêndio em veículo em Jundiaí
Jundiaí reforça importância da atualização da carteira de vacinação